domingo, 7 de março de 2010

CAMA DE GESSO PARA MOLDES COM FACES REENTRANTES

No tutorial FAZENDO E APLICANDO RÉPLICAS DE PEDRA expliquei como proteger moldes de paredes delgadas, usando um miolo e uma “cama” de gesso, que serve também para evitar que a forma se deforme com o vazamento do gesso líquido para a obtenção de uma réplica (ver tópico Moldagem com látex).

Todavia, na descrição do procedimento não levei em consideração moldes com faces reentrantes, as quais são praticamente irrelevantes na execução de formas flexíveis, como as de látex e borracha de silicone, mas, nas rígidas, como as de gesso, impedem que a matriz (no caso o molde de látex com o respectivo miolo) se destaque. Veja a figura 1: sem as camadas retentoras de argila, o gesso líquido, além de cobrir as partes salientes, atingiria o fundo da caixa e subiria pelas faces reentrantes, de modo que, depois de seco, o molde só poderia ser retirado com a destruição do miolo ou da própria cama. Advirta-se que o conceito de face reentrante é relativo, dependendo da posição da matriz, como se infere da figura 2, em que as faces salientes da figura 1 passaram a reentrantes e vice-versa.

O problema das formas rígidas se resolve com sua divisão em duas ou mais peças, a principal, denominada “madre-forma”, e as secundárias, “tasselos”, que se encaixam naquela, como mostrado na figura 2. É essa a técnica indicada para se fazer a cama de proteção, quando o molde tem faces reentrantes, como o mostrado nas fotos que ilustram o tutorial acima citado. O procedimento é o seguinte:

1. A estrutura de contenção ou pré-molde pode ser uma caixa de madeira, de preferência com fundo removível, cujas medidas internas sejam pelo menos 4 cm maiores que o comprimento e a largura do molde e seu miolo. Quanto à altura, as bordas superiores da caixa deverão ficar no mínimo 2 cm acima do topo do molde.

2. As paredes internas da caixa e seu fundo deverão ser revestidos com uma camada de cera, vaselina sólida, óleo de silicone ou qualquer outro antiaderente que impeça a argila e o gesso de aderirem às paredes e ao fundo do pré-molde. A vaselina pode ser liquidificada por aquecimento ou mistura com tíner ou benzina, para facilitar a aplicação.

3. Assente o molde com o miolo no fundo da caixa, devidamente nivelada, de modo que as paredes fiquem a pelo menos 2 cm de seus pontos extremos. Preencha os vãos com argila até os pontos em que se iniciam as faces reentrantes do molde. Não se preocupe em fazer com que as camadas retentoras de argila cheguem até o encontro das faces reentrantes com o fundo da caixa, como na figura 1: o importante é que elas não deixem o gesso vazar para a parte de baixo. Com uma haste de extremidades arredondadas, faça pelo menos duas covas para cada tasselo na superfície das camadas retentoras (a finalidade dessas covas é obrigar o tasselo a ocupar sempre a mesma posição sobre a forma-madre, como se vê na figura 2). Aplique uma camada de antiaderente na superfície de cada tasselo, inclusive nas suas covas. A superfície do molde dispensa o antiaderente porque o gesso não se agarra à borracha.

4. Calcule o volume de gesso líquido necessário para a madre-forma, lembrando-se que é melhor sobrar do que faltar (guarde as sobras para serem transformadas em pequenas pedras, como explicarei oportunamente). Prepare o gesso a 1:1 (veja como no item 5 do tópico Moldagem com látex do tutorial FAZENDO E APLICANDO RÉPLICAS DE PEDRAS) e vaze-o sobre o molde até nivelar com as bordas da caixa (se ficar um pouco abaixo não tem importância). Deixe a madre-forma secar por 24 horas ou mais (quanto mais secos o gesso e a argila, mais facilmente se soltarão da caixa).

5. Quando retomar o trabalho, vire a caixa ao contrário, para retirar seu conteúdo. Caso o conjunto não se solte, coloque calços baixos (5 mm de espessura, no máximo) sob as bordas da caixa, cuidando para que não impeçam a saída da madre-forma, despegue o fundo e faça pressão sobre a base do miolo. A seguir, remova a argila e, se necessário, limpe as paredes e o fundo da caixa. Limpe também as superfícies da madre-forma em que se encaixarão os tasselos (ver figura 2), as quais deverão ser impermeabilizadas com duas ou mais demãos de goma-laca de boa qualidade. É aconselhável reaplicar o antiaderente nas partes das paredes da caixa que entrarão em contato com o gesso.

6. Assim que a goma-laca secar, aplique, por cautela, sobre ela, isto é, sobre as superfícies da madre-forma que deverão entrar em contato com o gesso líquido, uma camada de antiaderente. Reponha o fundo da caixa, recoloque nela o conjunto, com a madre-forma para baixo, e vaze o gesso nos vãos deixados pelas camadas retentoras de argila (figura 2).

7. Deixe os tasselos secarem por 24 horas ou mais antes de remover o conjunto. Se houver dificuldade, proceda como indicado no item 5, acima. Mesmo que não lhe pareça necessário, é conveniente prender os tasselos à madre-forma (com elásticos, por exemplo) para não correr o risco de deixá-los cair durante o manuseio. Quando precisar utilizar o molde, retire os amarrilhos, os tasselos e o miolo, nesta ordem, para liberá-lo. Limpe o interior do molde, recoloque os tasselos e, pronto!, pode vazar o gesso para fazer uma nova réplica, com todos os detalhes da pedra original e sem nenhuma deformação.

8. Dependendo de como pretende utilizar a réplica, observe os procedimentos descritos nos itens 5 e 6 de Moldagem com látex, ou VII de Moldagem com borracha de silicone, do tutorial FAZENDO E APLICANDO RÉPLICAS DE PEDRAS, não se esquecendo de que, para liberá-la, bem como o molde, é preciso remover os tasselos antes. Terminado o trabalho, limpe o interior do molde, insira o miolo, encaixe o conjunto na madre-forma, reponha os tasselos nos respectivos lugares e prenda-os à madre-forma com os amarrilhos.

2 comentários:

Marcello disse...

Atendendo a pedidos:
Costumo comprar látex diretamente de DU LÁTEX, Rua Abelardo Pinto 99, São Paulo,SP
(11) 3313-3212 e 3277
www.dulatex.com.br
dulatex@dulatex.com.br
Marcello

Anônimo disse...

Parabéns! Muito bom!